Problemas como fertilidade são mais comuns do que aparentam: segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de 15% de toda a população do mundo, homens ou mulheres, tenha algum problema para ter filhos. Felizmente, em muitos casos, o quadro é reversível.
Para isso, é preciso entender o momento certo de procurar um especialista em fertilidade. Engana-se quem acredita que, após poucas tentativas frustradas, certamente o casal tem problemas nesse sentido — é necessário compreender todas as características. E, para esclarecer esse assunto, trazemos, a seguir, mais informações sobre o momento adequado para procurar um especialista em fertilidade.
Atente-se ao período
Os especialistas são enfáticos em relação ao isso: é preciso buscar ajuda em fertilidade, quando o casal tenta há mais de 12 meses a concepção, sem sucesso. Isso pode evidenciar o problema em um dos parceiros ou em ambos. É possível consultar primeiramente um dos parceiros e, se necessário, seguir para o outro, na sequência.
Vale destacar: é preciso procurar um especialista em fertilidade quando há a tentativa sem nenhum método contraceptivo. Muitas vezes, as mulheres continuam tomando pílula anticoncepcional para a regulagem da menstruação, o que acarretará menores chances de se ter um bebê.
É possível procurar antes desse período?
Sim. Mas, é importante estar atento a alguns sinais que demonstram, principalmente no caso da mulher, que há problemas hormonais ou disfunções em relação ao período fértil, principalmente quando ainda jovens. A menstruação irregular é uma delas: quando não há um prazo específico nesse sentido, o problema pode estar causando a dificuldade na fertilidade.
Vale ressaltar que até mesmo nesses casos, no período de um ano, são grandes as chances de uma mulher engravidar. Muitos casais procuram especialistas no assunto por não conhecerem o ciclo fértil ou pela pressa na concepção. Contudo, o próprio organismo dá sinais quando o útero está preparado para a gravidez.
Características às quais se atentar
É preciso que o casal entenda uma série de características que podem sinalizar problemas de fertilização, o que ajudará no diagnóstico do especialista. O tabagismo é um grande exemplo: pode diminuir em ¼ a fertilidade feminina e, nos homens, diminui a quantidade e a morfologia do esperma, trazendo dificuldade para fertilizar o óvulo.
Problemas e intervenções ginecológicas, doenças e desregulações hormonais, além de endometriose, durante o período de 12 meses, são outros exemplos que podem afetar a concepção. Como citado acima, também é preciso acabar com qualquer contraceptivo e, conhecendo o período fértil da mulher, tentar a gravidez.
Cuidado ginecológico é importante
Por fim, vale uma dica: o cuidado ginecológico constante e rotineiro ajuda a identificar problemas que podem ser resolvidos antes mesmo de chegar até um especialista em fertilidade. Para os homens, vale o mesmo: urologistas ajudam a diagnosticar problemas de infertilidade. Assim, o casal pode realizar o sonho de ter um bebê.
Quer saber mais? Clique no banner!